.

O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, fundado em 1911, traduz os princípios legais da educação nacional, baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A escola tem um projeto educativo inspirado nos ideais de Dom Bosco: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, tendo sempre presentes a seriedade na construção do conhecimento, o amor que se faz presença, o acolhimento, o otimismo, a alegria, a firmeza na vivência dos valores humano–cristãos e a qualidade no serviço da educação.

O Colégio Salesiano educa com amor e realiza sonhos há mais de 100 anos. A instituição de ensino tem a missão de educar os jovens e contribuir para a qualidade de vida deles, enquanto seres aprendentes e capazes de manter relações tanto construtivas, como também solidárias com o próximo.

Além disso, a escola busca motivar-lhes valores humanos como responsabilidade, competência, criatividade, capacidade de ser feliz e gerar felicidade ao redor de si.

Os salesianos de Dom Bosco acreditam na juventude protagonista que é capaz de exercer sua cidadania na construção de um mundo melhor. O objetivo do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora é proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para a autorrealização, em consonância com os desafios curriculares contemporâneos, acerca de como tornar a escola um espaço de aprendizagem significativa para além das paredes da sala de aula. Possibilitar, portanto, o aprender a fazer, a ser, a conviver e a crer.


A História

A obra salesiana em Sergipe inicia-se com a Escola Agrícola São José ou da Tebaida, fundada em 19 de março de 1902 e fechada em 1920. Ficava a 18 km da capital, Aracaju, mais precisamente em São Cristóvão. Trata-se da primeira fundação Salesiana do Nordeste do Brasil. Foi justamente nesta capital que, em 1908, os salesianos abriram um oratório, e, posteriormente, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que tinha como objetivo evangelizar e educar os jovens sergipanos. Na época da fundação, o presidente do Brasil era Rodrigues Alves e o presidente da província de Sergipe, monsenhor Olímpio Campos.

As terras da primitiva escola, segundo o Pe. Rota, eram perfeitas para a fundação de uma escola agrícola, porém, as condições sanitárias e o acesso eram precários. Por isso, em 01 de março de 1911, a escola foi transferida para uma casa alugada na Rua da Aurora (hoje rua Ivo do Prado). Era uma escola para homens e funcionava com o regime de externato e internato.


Oferecia os cursos primário e secundário. A vinda de uma escola católica para Sergipe era um ideal perseguido pelo Pe. e inspetor Giordano, que dirigia a obra Salesiana em Salvador. Anos mais tarde, o colégio foi transferido para um prédio com melhores acomodações, situado entre as ruas Pacatuba e Maruim. Em 1913, precisamente em 08 de setembro, iniciam-se as obras da nova e definitiva sede na Rua São Paulo, atual Dom Bosco. A primeira parte da obra foi concluída em 30 de novembro do mesmo ano, quando pela tarde aconteceu o translado da sagrada imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

A inauguração contou com toda a pompa que o acontecimento exigia. O Salesiano é, provavelmente, o mais antigo colégio particular do estado de Sergipe em funcionamento. Sua longevidade é prova da credibilidade que a sociedade sergipana deposita no sistema preventivo de Dom Bosco. Este sistema se mostra a cada ano mais atual. O diferencial do Salesiano frente aos outros é a aliança entre tradição e modernidade, educação para vida (formando bons cristãos e honestos cidadãos) ao mesmo tempo em que os prepara para o competitivo mercado de trabalho. 



Nenhum Comentário para " Apresentação "